12 de dez. de 2011

Papo de Domingo - 2º Domingo do Advento

“NIVELEM-SE TODOS OS VALES, REBAIXEM-SE TODOS OS MONTES E COLINAS”

(IS 40,4)

Amigo(a) Sentinela da Manhã! Você foi agraciado com este nome pelo saudoso Bem-Aventurado João Paulo II, que, abrindo as portas de nossa Igreja para que a juventude nela adentrasse, enxergou nos jovens a possibilidade de renovação não somente da Igreja, mas de toda nossa sociedade, inundando-a com os valores do Reino anunciado por Jesus. Você é representante não dos “reinos” deste mundo velho, pautado pelo ódio, ganância, violência e outros contravalores que diminuem a potência da vida... Você é “embaixador” do mundo novo – a Civilização do Amor – pela qual Jesus Cristo viveu e morreu para testemunhá-la, ressuscitando para antecipá-la. Você incomoda... E muitas vezes é tido por “chato” e “careta”... Mas não se preocupe! A Civilização do Amor, mesmo que hoje pareça vencida, vai triunfar! Nossa história tem jeito sim, e este mundo tem salvação graças ao nosso Deus, que aposta em você! É sobre isto que nosso Papo de Domingo vai falar!

João Batista – o ser incômodo

João também foi o embaixador de um novo tempo que se inaugurava. E ele também incomodou... Acho que poucas pessoas se sentiriam bem perto dele, à primeira vista. Ele andava pelo deserto. E veja: lá não se toma banho sempre (se não se tem água para beber, imagina pras outras coisas?). Vestia-se com pele de camelo (coisa estranha, não?). Comia gafanhotos (eta estômago!!!). E mais: falava umas coisas desconcertantes...
Ele anunciava um novo tempo, no qual toda “sujeira” de Israel seria limpa. O Messias estava chegando, e pra isso era preciso “limpar a casa”, primeiro do coração, mas também de toda a sociedade israelita. Israel precisava mudar, precisava se preparar para o Messias que viria para julgar e transformar a história daquela gente. Por isso, era necessário abaixar os montes e elevar os vales: ou seja, era necessário endireitar todos os caminhos para que o Cristo viesse mais depressa e não encontrasse empecilhos.
E assim, João implementou um rito que já era vivenciado em Israel há muitos séculos: o banho de purificação que era sinal da limpeza interior (nesses dias João tomava banho, hehehe!!!) Ele recordava o dia da Aliança que Deus selou com Israel na Montanha do Sinai. Lá, Moisés mandou o povo se purificar corporalmente (tomar banho) como sinal de preparação e purificação para a vinda do Senhor no alto do monte. João fazia o mesmo: Deus vai intervir na história, porque Ele deseja um tempo novo... E é preciso estar preparado, não deixar que algo o impeça, converter-se e abrir-se para o Reino Novo que será inaugurado. Então era preciso “banhar-se” exteriormente e interiormente, individualmente e, se possível, toda a sociedade. E então João ganhou o seu apelido: o “batizador”.

O que isso tem a ver com o Advento? E com as Sentinelas da Manhã?

O Tempo do Advento, que iniciamos Domingo passado, celebra a bondade do Deus de João Batista. Ele realmente veio. Não se esqueceu de seu povo... Em Jesus Cristo, Senhor Nosso, Deus “julgou” Israel com sua misericórdia, ensinou-o a viver em profundidade a Aliança selada no Monte Sinai, e, em seu sangue derramado na Cruz, selou a nova e eterna Aliança, não somente com Israel, mas com toda a humanidade, inaugurando, para todos os povos, o início de um novo Reino: não o dos homens, mas o de Deus mesmo – a Civilização cuja única lei seria o Amor.
E Deus fez história na nossa história... E Ele mesmo disse e provou que nosso mundo tinha jeito sim! E Ele prometeu que um dia tornaria definitivo este Reino e que implantaria definitivamente esta nova Civilização, da qual sua Igreja se faria porta-voz e primeira testemunha. Ele veio... E prometeu voltar.
E é aqui, neste ponto da História de Amor e Salvação que Deus construiu conosco, que você, Sentinela da Manhã, começa a se compreender, e a entender sua missão. Você é o novo “João Batista” da Segunda Vinda de Jesus. Você é quem anuncia e testemunha o Retorno do Senhor, para tornar definitivo o Reino que Ele anunciou. Você vive já a Civilização do Amor que ainda não se estabeleceu em definitivo em nossas sociedades, mas que Deus mesmo promete fazer acontecer.

É por isso que você incomoda tanto...

Você, assim como João Batista, fez uma forte experiência com um Deus que mudou a sua história pessoal. Ele lhe banhou no dia de seu Batismo e lhe fez participante de sua Igreja. Ele lhe banhou também com seu sangue de amor, e fez com que sua vida ganhasse sentido e que sua história se encontrasse com a história daqueles que se dispuseram a viver desde já a Civilização do Amor que Ele inaugurou. E Ele tem "vindo" até você todos os dias, em sua Palavra de Amor, nos seus irmãos, nas pessoas que precisam de sua ajuda, na Eucaristia que você participa. Ele tem colocado a sua Palavra em seus lábios e você não aguenta ficar um só dia sem falar dEle e de seu amor. E Ele tem lhe enviado como missionário a lugares que você nem imaginava que algum dia estaria...
Ele lhe fez seu novo "João Batista"! A diferença é que você toma banho (assim espero, hehehe!!!), veste-se como seus amigos, come comida normal e JÁ SABE QUE DEUS VEIO A PRIMEIRA VEZ. Você conhece o Evangelho. E o experimentou concretamente. E mesmo que ainda precise de conversão em alguns (ou muitos) pontos de sua vida, você já aplainou os caminhos do Senhor e elevou os vales para que Ele viesse até você. E Ele confiou em você... Ele aposta que você é capaz de ajuda-lo na nova missão de tornar definitivo o Reino de Amor que Ele iniciou na sua primeira vinda. E Ele deseja que você prepare a sua segunda vinda...
E aí que você se tornou o novo "chato" pra este mundo. Porque você, com sua vida, com seu jeitão e com sua Igreja, tornaram-se aqueles que dizem que às coisas irão mudar, e já começaram! Você olha pra tantas situações de trevas e desamor e diz que isso já tem seu fim declarado. Você vê que está escuro, mas anuncia que não vai ser sempre assim, porque você já sente os raios de luz do Sol Nascente - o Ressuscitado - que vem definitivamente estabelecer o sentido da história - aproveitando às coisas boas que seus irmãos edificaram em sua história e eliminando de vez toda dor e pranto, enxugando definitivamente toda lágrima de nossos olhos.
Você incomoda especialmente aqueles que vivem do mal que fazem. Aqueles que estão muito bem acomodados e confortáveis com este mundo de dor... Você incomoda realmente aqueles acham que o mal não vai acabar. Você incomoda porque acredita na história, acredita que o mundo tem jeito, acredita que um mundo novo é possível.

Sentinelas da Manhã em torno do Altar

Profeticamente, o Espírito Santo, pela boca João Paulo II, lhe apelidou não de "Batista", mas de Sentinela da Manhã, porque, mergulhado em Cristo, você é quem está apontando pro Cordeiro de Deus que desce do Céu pra tirar definitivamente o pecado do mundo. Não tema assumir seu posto! Não tema fazer parte dessa história nova! Você vive já o mundo novo que será, um dia, definitivo não só para você, mas para toda humanidade.
É por isso que nos reunimos na Eucaristia! Ela é presença e ausência. É saudade e reencontro. É o Reino cumprido em Jesus e antecipado em sua vinda definitiva! Aquele que virá, já veio e está vindo... Ele nunca nos abandonou de verdade. Que você não tenha medo, amigo Sentinela da Manhã... Não há outro(a) pra ajudar o mundo a aplainar as montanhas e elevar os vales pra Jesus vir vindo aos pouquinhos e, logo, em definitivo pra estabelecer em definitivo a sua e nossa Civilização do Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário ou tire suas dúvidas. Paz e Fogo!