16 de fev. de 2012

Jovens saem em missão na grande Natal

 O Ministério Jovem da RCC na Arquidiocese de Natal (RN) saiu em missão neste sábado (4) para a cidade de Parnamirim na grande Natal. Cerca de 20 jovens de vários grupos de oração deixaram o dia de folga para anunciar a Palavra de Deus de casa em casa. As atividades missionárias se concentraram em dois bairros da cidade, que têm cerca de 200 mil habitantes.

A missão em Parnamirim é a primeira do projeto Caravana Missionária que vai ser desenvolvida todos os meses de 2012, em uma cidade diferente da arquidiocese. Em cada casa visitada, os missionários puderam levar o anúncio da Salvação àqueles que ouviam e faziam o convite para participarem da Santa Missa e do Grupo de Oração da comunidade.

As atividades foram intensas e realizadas nos períodos da manhã e da tarde. O coordenador estadual do Ministério Jovem, Artur Oliveira, ficou muito feliz com o projeto, principalmente, por perceber o desejo dos jovens em evangelizar. “Foi uma maravilha ver o fogo no olhar dos jovens e o desejo de evangelização, principalmente, por, depois de umas 5 horas de caminhada debaixo de um sol de verão nordestino, ouvi-los dizer: ‘o tempo foi pouco’”.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo coordenador arquidiocesano do ministério, Daniel Soares. “Foi maravilhoso vê-los chegarem entusiasmados com tudo que tinham vivenciado, com a oportunidade de falar do amor de Deus para nas casas das famílias”, conta Daniel, que ainda acrescenta: “Vê-los com essa ousadia no Espírito foi fantástico”.

A experiência de sair de casa em casa foi a primeira para a maioria dos jovens. A estudante de farmácia, Mariana Câmara, estava entre estes. Ela conta que no começo não sabia como falar, mas quando saiu percebeu que o Espírito Santo começou a trazer à memória e aos lábios palavras que a ajudaram. “Foi algo natural”, comenta.

O coordenador arquidiocesano do Ministério Jovem, Daniel Soares, confia que dessa missão será possível colher vários frutos. Ele cita o amadurecimento humano e espiritual dos missionários, além do aumento da confiança em Deus. “Eles puderam ver o agir do Espírito Santo por meio deles, fortalecendo ainda mais os seus serviços dentro da RCC”, diz. Daniel ainda acrescenta: “O que me deixa mais feliz ainda é que 90% dos missionários são lideranças jovens em seus grupos de oração”.

O projeto Caravana Missionária contempla não só a visita de casa em casa, mas durante todo o dia, em uma atividade paralela, foi trabalhada a formação com as lideranças jovens dos grupos de oração da cidade para darem continuidade ao serviço de evangelização. A programação foi encerrada com a realização de um grande grupo de oração, chamado de Incendeia, durante à noite, na sede da RCC Parnamirim.

Caravana Missionária
O projeto Caravana Missionária surgiu no coração do ministério Jovem no final do ano passado após voltarem da Missão Europa, na Jornada Mundial da Juventude. O desejo era de evangelizar. Fazer a missão fora do ambiente dos grupos de oração, assim como foi a Missão Europa, realizada durante a Jornada Mundial da Juventude.

O projeto consiste em três atividades. Duas caminham paralelas, a visita às casas e a formação da juventude que já participa do grupo de oração na comunidade visitada. O objetivo disso é tanto lançar a semente, como preparar as pessoas para fazer o pastoreio daqueles que chegarem. O terceiro momento é o Incendeia, que é o grande louvor jovem, realizado ao final do dia.

A metodologia usada na evangelização é a mesma já usada em projetos como o Jesus no Litoral e o Ruah, com pequenas adaptações à realidade local. A formação das lideranças é baseada no livro Sentinelas da Manhã: um novo tempo para a juventude, da RCC Brasil, que trabalha a formação espiritual e humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário ou tire suas dúvidas. Paz e Fogo!