1 de fev. de 2012

Não existem missões concluídas. Apenas concluímos etapas


Notícia postada em encontro.rccbrasil.org.br


O último momento do Encontro Nacional de Formação 2012, antes do encerramento com a Santa Missa, foi conduzido pela secretária geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Maria Beatriz Spier Vargas, e pelo presidente, Marcos Volcan.

A primeira parte, ministrada por Beatriz, foi motivada pelo texto de Eclo 43, 25-34, que nos convida a glorificar a Deus. Para iniciar, ela trouxe o conceito de Glória de Deus existente no Catecismo da Igreja Católica. “É a manifestação e a comunicação do amor e da bondade de Deus”, explicou.

A partir do transbordamento do seu próprio ser, continuou Beatriz, Deus manifesta a sua perfeição, fazendo que cada ser criado participe da Sua bem-aventurança. “Nós fomos criados nesse transbordamento”, disse. Ela prosseguiu dizendo que o ser humano, além de ser comunicação dessa glória por esse motivo, ainda é criado à imagem e semelhança de Deus: “Por isso, cada criatura é querida. Você, irmão, irmã, é querido, amado, um reflexo da sabedoria e da bondade de Deus”.



Em seguida, Beatriz convidou a todos que, em conjunto, lessem o texto de Ef 1, 5-6, no qual São Paulo fala da nossa adoção filial por parte do Pai, para que, através de nós, possa resplandecer a Sua Graça.

“Louvar a Deus, então, é reconhecer a bondade, o amor, a perfeição, a sabedoria e a vontade de Deus. É rejubilar-se por poder participar do Seu ser”, explicou a secretária geral. Nesse momento, Beatriz lembrou o Magnificat, afirmando que deve ter sido este o sentimento de Maria ao proclamá-lo.

Outra definição do louvor é o de reconhecermos de modo íntimo que somos capazes de nos doarmos livremente a Deus, por causa da sua Glória. Novamente a pregadora buscou um paralelo junto a mãe de Jesus e sua entrega aos planos de Deus.

Agindo com o louvor, manteremos uma permanente atitude de gratidão junto a Deus. Beatriz lembrou uma recente catequese do papa, que nos convidou a focarmos sempre na coisas boas e não nos problema, pois a atenção ao bem gera gratidão, que gera alegria. Esta alegria reservada em nosso coração nos ajuda a atravessar momentos difíceis da vida. A comparação com Maria novamente foi feita: a partir da lembrança de todas as alegrias na vivência junto a Jesus, ela teve forças para ficar aos pés da Cruz.

A ação de cultivar um coração agradecido ao Pai nos foi ensinada por Jesus. A secretária geral utilizou o texto de Mc 8, da multiplicação dos pães para demonstrar. Nele, segundo Beatriz, podemos ver que a ação de graças e o ato de abençoar são sinônimos. “Se queremos ser abençoados, Jesus nos ensina como: através da oração de ação de graças”, mostra. A ação de graças, de acordo com Beatriz, abençoa e o que é abençoado cresce, assim como na multiplicação dos pães.

Partindo para o encerramento da sua participação, a pregadora lembrou que o louvor é o reconhecimento de quem nós somos diante de Deus. E proclama: “Nós vamos ser vitoriosos, porque em cada um de nós há um reflexo da bondade, do amor e da vontade de Deus”. “Não estamos sozinhos! Nós não somos pouca coisa; somos filhos amados do Altíssimo”, completou.


Palavra do presidente

Marcos Volcan veio então para fazer alguns apontamentos sobre os acontecimentos do ENF 2012. Ele lembrou que o evento teve de ter sua programação reformulada, por diversos motivos, como a insistente chuva que caiu sobre Lorena/SP nos dias do encontro. Mas Marcos pontuou: “Aconteceu como o Senhor quis”. “Se algo não acontecer como planejado, levante a cabeça e siga em frente”, continuou.

O presidente lembrou que este é o último ano de seu mandato, mas que ainda há fôlego. “Somos como corredores que guardaram um pouco de energia para o último pique”, explicou. E intimou o público: “Espero que vocês tenham também essa energia, de quem guarda o melhor para o final”.

Então, ele voltou à temática do louvor: “Louvor é a oração do coração agradecido”. E lembrou um texto que carrega consigo desde a sua juventude, o Salmo 36, que convida a colocarmos nossas delícias no Senhor, que Ele atenderá os desejos de nosso coração. Marcos explicou que esquecer é da natureza humana e por isso o nosso trabalho é guardar tudo que Deus nos reserva. “Não podemos medir Deus nos parâmetros humanos, pois nos esquecemos das coisas. Deus não, Ele não esquece!”, exclamou.

Encaminhando-se para o final, o presidente do Conselho Nacional lembrou que a jornada deste ano é longa. Pois , além do Mundial de Jovens, teremos dois momentos muito importante: os congressos diocesanos e as semanas missionárias. E afirmou: “Não existem missões concluídas. Apenas concluímos etapas”. Marcos surpreendeu e anunciou desde já o tema que nos acompanhará em 2013: será referente à fé, já que a Igreja viverá no próximo ano o Ano da Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário ou tire suas dúvidas. Paz e Fogo!