8 de nov. de 2011

Deus Criou o Homem para a Imortalidade - Sb 2,23-3,9

Jesus, eu confio em Ti!
23 Deus criou o homem para a imortalidade
e o fez à imagem de sua própria natureza;
24 foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo,
e experimentam-na os que a ele pertencem.
3,1 A vida dos justos está nas mãos de Deus,
e nenhum tormento os atingirá.
2 Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido;
sua saída do mundo foi considerada uma desgraça,
3 e sua partida do meio de nós, uma destruição;
mas eles estão em paz.
4 Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados,
mas sua esperança é cheia de imortalidade;
5 tendo sofrido leves correções,
serão cumulados de grandes bens,
porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si.
6 Provou-os como se prova o ouro no fogo
e aceitou-os como ofertas de holocausto;
7 no dia do seu julgamento hão de brilhar,
correndo como centelhas no meio da palha;
8 vóo julgar as nações e dominar os povos,
e o Senhor reinará sobre eles para sempre.
9 Os que nele confiam compreenderão a verdade,
e os que perseveram no amor ficarão junto dele,
porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.
Esta leitura do livro da Sabedoria, atribuído a Salomão, tem fundamental importância na compreensão da condição humana diante da vida e do futuro. Ele projeta o nosso olhar para a imortalidade da vida, da nossa vida,a minha e a sua.
Certa vez uma pessoa afirmou que morremos quando as pessoas param de falar de nossas palavras e ações. De fato, aquilo que realizamos em nesta "peregrinação terrestre" influenciará nossas famílias, amigos e até nossa sociedade. Contudo, esta é a vida das nossas ações, dos ditos e dos fazeres, mas não a nossa. A minha vida está em mim - corpo, alma e espírito - e com eles é que ressuscitaremos em Cristo Jesus. Por isso nossa esperança é cheia de imortalidade: porque n'Ele podemos nascer para uma vida nova e, mesmo após o fim de nossa peregrinação, teremos a Vida Eterna, pois conhecemos a Jesus e ao Pai.
Portanto, a nossa imortalidade é cheia de esperança! Temos a promessa de vida em plenitude (Jo 10,10) para agora e também de que o reinado de Deus existirá para sempre e nós com ele (vers.8). 
Em nossa vida ao lado de Deus é inevitável que tenhamos dificuldades: somos limitados em muitos aspectos e o sociedade também tem suas imperfeições. Mas "a vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento os atingirá". 
Mas não há aí uma contradição? Não! Definitivamente, não! 
Deus nos ama e deseja que vivamos com a dignidade de filhos seus. Como nos ensina o Evangelho, o Pai tem o melhor para nós, o Espírito Santo, a todo que dele precisar. Mas mesmo assim, o pecado está no mundo e com ela suas consequências: o sofrimento, a dor, a falta de perdão e tantas outras coisas que provocam a morte. São essas realidades, que são parte do cotidiano, que nos provocam um peso, a cruz, e é por ele que necessitamos ouvir q nossas vidas estão nas mãos de Deus, que nos ama e nos dará força, sabedoria e coragem para superar as dificuldade sem que fiquemos atormentados, sem perder a consciência e o controle de nossos atos e de nossa vida.


Peçamos, portanto, que este Deus de Misericórdia, que te ama e me ama de forma pessoal e sem pedir nada em troca, nos dê nesta hora Coragem para encarar nossa rotina e nossas dificuldades, Sabedoria para de cada uma delas fazer impulso para uma vida plena e Fortaleza para levar nossos projetos até o fim.
Vinde, Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário ou tire suas dúvidas. Paz e Fogo!